OUTUBRO VERDE: PREFEITURA DE RIACHO DOS MACHADOS ALERTA A POPULAÇÃO SOBRE O COMBATE À SÍFILIS E SÍFILIS CONGÊNITA

Conscientizar a população riachense sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis e da sífilis congênita, infecções sexualmente transmissíveis adquiridas por meio de relações sexuais desprotegidas ou transmitidas de gestantes infectadas para seus bebês, em qualquer fase da gestação. Esse é o principal objetivo da Campanha Outubro Verde, desenvolvida pela Prefeitura de Riacho dos Machados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O dia dedicado à essa mobilização é o terceiro sábado do mês de outubro. Neste ano, foi em 23 de outubro. Na data, foram realizadas pelos profissionais da saúde do município ações de educação em saúde, com alertas sobre o enfrentamento a essa doença infecciosa: sintomas, métodos preventivos, tratamento, entre outros assuntos.

A Sífilis e a sífilis congênita podem ser detectadas através de um teste rápido, oferecido gratuitamente pelo SUS para toda a população. No caso das gestantes, o teste deve ser realizado no período do pré-natal pois, caso bebê não tenha sido infectado durante a gravidez, ainda é possível evitar a contaminação durante o parto. É uma doença que tem cura e tratamento garantido pelo Sistema Único de Saúde. Procure uma unidade de saúde e faça o teste rápido. Proteja sua saúde e a de seu filho!